Back
Next
OO QUE É VÁCUO?



O que é atmosfera modificada?

• Conservar a vácuo significa coletar e suprimir os gases no espaço livre da embalagem.
• Conservar em atmosfera modificada significa prover esse espaço, depois de suprimidos os gases originais, com composições gasosas de CO2 e N2, conforme o alimento.
• A fim de ser eficaz e preservar essa condição por um período, a embalagem deverá estar corretamente selada.

Conservar a vácuo ou em atmosfera modificada

Alimentos vácuo Todos os objetos em contato com o ar* estão sujeitos a alterações. Essas alterações são particularmente evidentes nos alimentos. O ar e a umidade provocam nos gêneros alimentícios o desenvolvimento de mofo e de micro-organismos, a perda do sabor, do aroma e alterações na cor. Sistemas de conservação como refrigeração, congelamento e liofilização, usando condições especiais de umidade e de temperatura (a um custo relativo), são mecanismos para atenuar e impedir estas alterações. Também há muito tempo se obtém o aumento da durabilidade dos alimentos ao custo da introdução de aditivos e ou conservantes. Capazes de conter a deterioração em certo grau, essas substâncias podem constituir-se em agregados que descaracterizam os alimentos, quer nas características físico-químicas (sabor, aroma, cor, textura, etc.) quer nos resultados de seu efeito sobre o organismo a longo prazo. Por tais motivos é que se constata o quanto é grande a procura por alimentos frescos, ou mesmo processados, isentos de aditivos ou conservantes. O vácuo ou a atmosfera modificada, graças à supressão do oxigênio do ar, propicia essa conservação isenta de químicos, alongando notavelmente o período de conservação do alimento, quer fresco quer processado, a partir de 3 vezes a sua durabilidade em circunstâncias normais, permitindo manter inalterado o sabor, o aroma, a cor e as qualidades nutricionais do alimento, e sem os efeitos potencialmente nocivos dos conservantes sobre o organismo.

*gás que constitui a atmosfera terrestre, constituído, aproximadamente, por oxigênio (20%), nitrogênio (79%) e quantidades ligeiramente variáveis de vapor d'água, dióxido de carbono, argônio, e outros gases nobres.

OALIMENTOS QUE RESPIRAM, ALIMENTOS QUE NÃO RESPIRAM


Alimentos que respiram

Frutas e vegetais respiram mesmo após a colheita, e, quer frescos, quer processados, consomem oxigênio e produzem gás carbônico. O incremento da sua durabilidade dá-se numa concentração de oxigênio abaixo de 8% e numa concentração de gás carbônico acima de 1%.

Veja a tabela de conservação dos alimentos!

Alimentos que não respiram

Carnes e derivados, aves, pescados, massas, etc. não respiram. Devem ser embalados a vácuo visando a inibição da atividade microbiana e impedindo a perda ou ganho de água. Alimentos com muita água em sua composição podem, com a perda desta, sofrer alteração na textura, perda de peso e apresentar comprometimento na aparência. Alimentos com pouca água em sua composição podem sofrer perda do crocante característico ou aglomeração, alteração de cor e apresentar desenvolvimento microbiológico. Produtos secos sensíveis à oxidação, como biscoitos, etc., devem ser protegidos contra a luz, evitando-se a oxidação da gordura que favoreceria a rancificação.

OPORQUE CONSERVAR A VÁCUO OU EM ATMOSFERA MODIFICADA?

 

  1. Porque você comercializa produtos com alta qualidade. Quando se conserva a cor, o aroma e o frescor dos alimentos têm-se uma melhor apresentação dos produtos com maior aceitação do consumidor.
  2. Porque você aumenta a vida útil dos produtos, facilitando a estocagem e distribuição.
  3. Porque você elimina ou reduz o uso de aditivos e ou conservantes.
  4. Porque você conserva dinheiro, adquirindo produtos em uma quantidade maior e nos períodos mais indicados, conservando-os frescos e inalterados graças às seladoras Conceito Vácuo.
  5. Porque você reduz perdas na produção. Alimentos que não seriam mais comercializados devido a pequenos defeitos (por exemplo, uma batata inteira com uma machucadura em uma ponta) poderão ser processados e conservados a vácuo, para serem comercializados e ou consumidos normalmente.
  6. Porque você reduz perdas na distribuição e na comercialização. Os alimentos podem ser distribuídos prontos para a exposição em gôndolas.
  7. Porque você ganha tempo. Você pode elaborar seu produto e conservá-lo a vácuo, distribuindo-o no momento oportuno, quer para você quer para seu consumidor.
  8. Porque é mais higiênico. A preservação a vácuo ou em atmosfera modificada impede o desenvolvimento de mofo, bactérias, micro-organismos, e otimiza o uso do refrigerador ou freezer porque evita os riscos de contaminação entre os alimentos e a dispersão dos odores. Elimina o manuseio pelo consumidor.
  9. Porque é simples – com as seladoras Conceito Vácuo você obtém vácuo ou atmosfera modificada profissionais. E as seladoras adaptam-se as suas exigências - podem ser acompanhadas de uma série completa dos acessórios para qualquer tipo de conservação, como bandejas, balanças, bancadas em inox, carrinhos transportadores, centrífugas e processadora de alimentos, todos com distribuição e venda direta pela Conceito Vácuo.
Voltar